MARIA LUIZA

(80min | dir: Marcelo Díaz | 2019) Sinopse: Maria Luiza da Silva é o primeiro caso oficial de transgênero nas forças armadas brasileiras. Após 22 anos de serviço militar em mecânica de aviação, foi aposentada como inválida em razão de sua transexualidade. O filme investiga as motivações para impedi-la de vestir a farda feminina e…

TERRA DE LUZ

(52 min | Dir: Delvair Montagner, Marcelo Díaz | Prodav 10, Tvs Públicas) Sinopse: Um olhar poético e instigante pelo Vale do Amanhecer, espaço agregador de religiosidades e misticismos, típicos do caldeirão cultural de Brasília, a capital da esperança. O filme conta com experiências de adeptos que migraram de diferentes regiões e países em busca…

RESTRUTURAL

(26min | dir: Marcelo Díaz | Co-produção: Machado Filmes) Dyarley, ex-catadora no maior lixão da América Latina, na Cidade Estrutural (DF), atua como educadora de crianças e adolescentes em situação de risco. Sua vida inspira transformação. Filme vencedor do concurso A HORA É AGORA da TV Câmara (2014) pelo Centro-Oeste.

GALENO, CURUMIM ARTEIRO

(52min | Dir: Marcelo Díaz) Sinopse: Entre o simples e o complexo, entre o erudito e o popular. A arte de Galeno revelada em uma viagem pelo Delta do Parnaíba (Piauí), Brasília e Brazlândia, mananciais de inspiração para sua criação. Um dos vencedores do DOCTV IV, concurso nacional para realização de documentários para TV (MinC/TV…

ATRAVÉS DA MÃOS

(longa documentário) Sinopse: Filme que mesclará observação e animação a partir das histórias de três índias karajá que conciliam a vida doméstica e familiar com a confecção de bonecas Ritxoko, patrimônio cultural brasileiro, inspiradas nos mitos Karajá.

BRASÍLIAS IMAGINADAS

(5 X 52min) Sinopse: Em 1957, no Rio de Janeiro, era divulgado o resultado do concurso que determinaria o projeto urbanístico da futura capital do Brasil. Os projetos apresentados eram expressões de um país que queria se mostrar “moderno”. A Brasília de Lúcio Costa, a vencedora, seria inaugurada três anos depois. Mas e se fosse…

CENSURA EM TEMPOS DE LIBERDADE

(série documental | 13 X 26min) Sinopse: A série mostrará a censura às artes no Brasil além dos regimes autoritários. Para tanto investigará as motivações e os contextos históricos, culturais e morais de obras brasileiras, temas dos episódios, proibidas em tempos democráticos.

DE ESPERANÇA E ESPERA

(21min | Dir: Marcelo Díaz) Sinopse: Reflexões e expectativas quanto ao ano 2003 e ao significado da palavra “esperança”, gravadas durante o momento da posse do presidente Lula e as comemorações da virada do ano 2002 para 2003. Prêmio: Melhor vídeo – Prêmio ABCV 2004 (Assoc. Brasiliense de Cinema e Vídeo)

OFICINA PERDIZ

(20min | Direção: Marcelo Díaz) Sinopse: SCRN 708/9. Entre os Blocos C e D. Área pública. Brasília-DF. Perdiz e a Oficina. Entre peças mecânicas e teatrais.. Prêmios: – Melhor Curta 35mm do DF no 39° Festival de Brasília (Prêmio Câmara Legislativa) – Prêmio CTAV/MinC no Festival Internacional de Curtas São Paulo 2007 – Melhor Roteiro…

DA MINHA COZINHA CUIDO EU

(série documental | 13 X 26min) Sinopse: Chefs internacionais? Food Trucks? Nada disso! A série apresentará a experiência da culinária de povos tradicionais brasileiros. Os próprios nativos compartilharão seus saberes sem cerimônias. Um passeio pelo Brasil através da cultura regional.